Nostalgia

Quem não se lembra do "Estação Plaza Show", antes de ser Shopping Center!!! 
Pois é, naquele tempo era cobrado ingresso para entrar, abaixo o ingresso cortesia que era distribuído para que você pudesse retornar gratuitamente. Já assisti shows de renome tais como: Rita Lee, The Platters, Luciano Bruno, Paralamas do Sucesso e outros apenas pagando R$ 4,00, era o preço para entrar no local.


_____________________________________________________________________________________________
Quem lembra dele???? 
Você conhece o Sujismundo, este personagem simpático aí abaixo?
Se você respondeu não, das duas uma: ou tem menos de 30 anos ou não estava no Brasil na década de 70. Trata-se de um dos personagens mais conhecidos da propaganda brasileira. Estrela de uma campanha Nacional de combate a sujeira e a falta de higiêne, sua imagem esteve presente em desenhos animados, outdoors, adesivos, camisetas, cartazes, etc. Apesar da vida curta, ficou tão famoso que seu nome virou alcunha para indivíduos sujões.
Naquele tempo não se pensava em reciclagem, então a instrução do Governo era para não jogar lixo nas ruas.
Hoje, além disso nós temos que preservar a natureza, cuidando dela não poluindo o Meio Ambiente, reciclando o nosso lixo inorgânico.

_____________________________________________________________________________________________

Em 1953, a garotinha COPPERTONE, chamada de Little Miss, símbolo máximo da marca, apareceu pela primeira vez na área de Miami com seu companheiro inseparável, um cachorrinho preto da raça Cocker Spaniel, que puxava seu biquíni e mostrava sua marca de sol, acompanhada pelo slogan “Don’t be a Paleface” (Não seja um Cara-Pálida). Apesar de muitos acreditarem que a pequena menina foi inspirada em uma foto da atriz Jodie Foster quando tinha apenas três anos, a imagem foi criada pela agência de publicidade Tally Embry Advertising, e redesenhada pela artista Joyce Ballantyne Brand em 1959 que utilizou sua filha Cheri como inspiração para recriar a personagem, depois que um incêndio destruiu os rascunhos originais. A relação da marca com a atriz Jodie Foster começaria somente em 1965, quando ela com apenas três anos estrelou um comercial da COPPERTONE. Em 1955 foi introduzido o famoso slogan “Bronzeie-se, não se queime... Use Coppertone” (Tan - Don’t Burn... Use Coppertone) para acompanhar a personagem. A personagem desembarcou no Brasil em 1960, quando a marca foi lançada no país. A imagem da garotinha com seu cãozinho marcaram uma época e é até hoje a marca registrada de COPPERTONE. 
_____________________________________________________________________________________________

O ZORRO DA TROL

A representação em play sets de séries de TV era bastante comum nas décadas de 60 e 70. Alguns lançamentos, entretanto, foram feitos tardiamente em relação a sua estreia na TV. Esse é o caso de O ZORRO da Trol lançado em meados da década de 70 e provavelmente fabricado até 81, cuja serie de TV, da produtora Disney, teve sua estréia no início dos anos 60.

O set era composto por :

construção – Bar/ Hotel
cocheira
igreja
cruzeiro
2 figuras do Zorro
1 cavalo – Tornado
1 figura D Diego
1 figura D. Alejandro
1 figura Bernardo
1 figura Sgto Garcia
6 mexicanos em 3 poses
6 soldados em 3 poses.

__________________________________________________________________________________________

Aqui alguns cartões de Crédito de empresa grandes falecidas: 






__________________________________________________________________________________________

Quem não se lembra dessa turma de Mascotes de comerciais antigos da TV:

Ursinho Fofo foi lançado no Brasil em 1979 e adquirido pela Unilever 6 anos depois. A partir daí, a marca evoluiu, lançou novas fórmulas e embalagens, sempre com foco no carinho e na suavidade que ela transmite para as roupas. O Ursinho Fofo é o maior símbolo da marca, presente há mais de 30 anos nos lares brasileiros. 


A mascote da marca Nesquik é o Quick Bunny, que em tradução literal para o português quer dizer “Coelho Rápido”. A ideia da mascote é passar a impressão de que as crianças ficam mais energéticas quando tomam o achocolatado. Ele apareceu pela primeira vez no ano de 1973 e foi muito popular nos anos 80, marcando a infância dessa geração. Suas campanhas publicitárias são repletas de energia e velocidade. 



Lequetrefe, o mascote da marca Sadia foi criado na década de 70 pelo publicitário Francesc Petit da agência paulista DPZ. O nome do personagem foi escolhido num concurso aberto aos consumidores. Com o passar do tempo, o personagem se transformou em um ídolo com forte carisma, presente em grande parte das campanhas publicitárias da marca. O Lequetreque está presente na comunicação visual das embalagens e em ações que envolvem a linha infantil como degustação dos produtos nos pontos de vendas, recreação e patrocínio de espetáculos para crianças. 

Em 2002, a fabricante de esponjas de aço Assolan lançou como mascote o “Assolino”, uma embalagem que tem olhos grandes, pernas e braços. O Assolino foi de grande importância para a empresa bater de frente com a Bom Bril, líder absoluta do mercado na época. O grande truque da publicidade da Assolan foi fazer de Assolino um boneco divertido, que gosta de dançar e cantar enquanto cuida da limpeza

O Bib, símbolo da Michelin, teve sua primeira versão em 1898, após o presidente da empresa na época, Edouard Michelin, observar duas pilhas de pneus e imaginar um boneco. 

O Baianinho foi criado em 1970 pela Interjob, agência interna da Casas Bahia na época. A mascote da maior rede varejista do país surgiu como um símbolo capaz de representar a integração do Brasil dentro da Casas Bahia, por isso, originalmente utiliza um chapéu de nordestino e bombachas gaúchas. Junto com o personagem surgiu o famoso slogan da rede: “Dedicação total a você!”. Desde então, o personagem já passou por seis reformulações de imagem. Nos últimos anos, passou a participar de comerciais em formato de animação, aparecendo na transmissão dos desfiles das escolas de samba, ou ainda de chuteiras, durante a Copa do Mundo. 
"Abre a boooca, é Royal!". Com este bordão, a Royal vendeu muita gelatina no Brasil. Sucesso junto com o Bocão: personagem gelatinoso vermelho fez muito sucesso nos comerciais e por causa das embalagens do produto, que trazia jogos com o personagem – como jogo da memória, por exemplo.
Nos anos 80 e 90, o personagem também participava de ações de merchandising nos programas de televisão. 

Há várias décadas, Duracell distribui energia portátil por todo o mundo, através de suas pilhas. E o coração da companhia é o Bunny Duracell. Começou em 1973, quando o Bunny foi lançado. Mostrou às pessoas do mundo todo que as pilhas Duracell duravam muito mais que as pilhas comuns e econômicas de zinco-carvão. Com o passar do tempo o famoso mascote passou por evoluções estéticas e atualmente se mantém a frente das campanhas da companhia. 

O famoso mascote da Johnson & Johnson, o Homenzinho Azul, aparecia enrolado em uma toalha saindo do banho rebolando e cantando, foi criado em 1978, por Edmar Salles, da agência Lowe Lintas, e animado por Walbercy Ribas, da Start Anima de Desenhos animados, para comunicar a marca de hastes flexíveis Cotonetes no mercado brasileiro. O comercial de estreia, que fazia parte de uma campanha com o objetivo de reforçar o conceito de hastes flexíveis conquistou Leão de Bronze no Festival de Cannes do mesmo ano. Desde então, a empresa já produziu mais de 20 filmes com o personagem que ainda hoje ilustra a embalagem dos tradicionais Cotonetes Johnson & Johnson. 

Menininha Nhac da Claybom Cremoso. Quem não comeu, ou come, Claybom Cremoso? Aqui já aparece a menininha que abocanha de uma só vez o pedaço de pão na mão do apresentador. Muito bom de ver. E os efeitos bem da época da TV em preto e branco. Isso faz parte da memória de muitas pessoas que assim como eu viveram sua infância nestes Anos 70. 

Mascote da Esso 


A maior rede de fast-food do mundo possui um dos mascotes mais famosos. O Ronald foi criado em 1963 e apareceu como merchandising no programa do ator Willard Scott, que interpretava o palhaço Bozo. Ronald era apresentado como o "Hamburger-Happy Clown". 

A Galinha Azul. Maggi e o caldo Knorr disputavam o mercado de temperos. Na década de 80, com produtos semelhantes, coube a Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de galinha Maggi, a partir de uma idéia simples e criativa: se ambas as marcas exploram a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a lembrança da marca. Surgiu o personagem e o slogan “O caldo nobre da Galinha Azul”, que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação brasileira. 


O ano de 1996 será lembrado por muitos fatos positivos. A campanha de marketing da marca utilizando os personagens animados subiu em popularidade como um foguete para a primeira posição entre mais de 60 campanhas avaliadas pelo tradicional jornal americano USA Today. Os falantes personagens M&M’s são considerados um dos maiores ícones da publicidade americana, alcançando o patamar de personagens consagrados como Mickey Mouse e Bart Simpson.



Mascote da Minasgás 


Mascote dos Refrigeradores Prosdócimo 


Tony, The tiger. A Kellogg's deve muito do seu sucesso por conta do seu famoso mascote. Quem criou o famoso tigre do cereal matinal foi a agência Leo Burnett, em 1951. Ele competiu com um canguru chamado Katy, um gnu chamado Newt e um elefante chamado Elmo. Tony e Katy ganharam e estrelaram algumas embalagens, mas apenas Tony resistiu ao tempo. 

A marca de extrato de tomate Elefante, introduzida no mercado em 1941, e um dos itens de maior prestígio e de vendas no portfólio da Cica, tem sua origem no gosto de Rodolfo "Rudi" Bonfiglioli, filho de um dos fundadores da empresa, por caçadas de elefantes. Já o elefante verde que aparece na decoração das latinhas, o personagem Jotalhão, de Maurício de Souza, foi criado em 1962 para uma campanha publicitária – que não foi adiante – do Jornal do Brasil, conhecido como JB, que tinha aquele animal como símbolo de seu caderno de anúncios classificados. Oferecido então à Cica, foi adotado em 1979, dentro de um processo de modernização do design e da estratégia de comunicação da empresa. O Jotalhão substituiu o desenho realista de um elefante, animal que aliás integrava a logomarca da Cica. Começou então um grande trabalho de alicerçar o personagem, transformá-lo num simpático símbolo da empresa, naqueles tempos, ao lado da Mônica. Atualmente a marca Cica pertence a Knorr de propriedade da Unilever.
__________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário