O que é biodiversidade e a sua importância em nossa vidas
O termo biodiversidade vem sendo usado desde 1986 entre ambientalistas, biólogos e profissionais de áreas afins. A diversidade da natureza viva, também conhecida como diversidade biológica, vem despertando a preocupação de biólogos, cientistas, lideres e até mesmo da população, pois a espécie humana necessita da biodiversidade para a sua sobrevivência.
A biodiversidade é a variedade de vida no planeta Terra. “Significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. “ (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica)
Cartaz de Divulgação da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8 ) que ocorreu em Curitiba/PR em 2006
Grande parte das espécies viventes está sob ameaça de extinção, pela degradação do ecossistema, monocultura, desmatamento, poluição, destruição de recifes de corais, mangues, florestas tropicais, pesca predatória, uso excessivo dos recursos naturais, expansão urbana, caça predatória, seleção artificial – que consiste em proteger algumas espécies em detrimento de outros pelo ser humano –, expansão das fronteiras agrícolas em detrimento dos hábitats naturais e a domesticação de animais e plantas em larga escala.A biodiversidade reúne toda forma de vida, como: animais, vegetais, micro-organismos, fungos, genes contidos em cada indivíduo, ecossistemas. Varia conforme as diferentes regiões ecológicas.
Estações Tubos com adesivos da Campanha Curitibana.
Segundo a WWF, World Wildlife Fund, a cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário