segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Grupo Hermes Macedo


1 - A Origem da HM

A história das Lojas Hermes Macedo tem início em Curitiba, com a fundação - no ano de 1932 - da empresa Agência Macedo, especializada em peças usadas e novas para automóveis e caminhões. No seu auge, no início dos anos 90, a empresa, já posicionada como uma das principais do Brasil dedicada ao varejo de eletrodomésticos, brinquedos, artigos esportivos e mobiliário, possuía 285 lojas em 80 cidades localizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mais que simplesmente assinalar o ciclo de vida de uma empresa no mercado, a intenção deste artigo é mostrar que a trajetória das lojas HM inscreve também a evolução do mercado de varejo no Brasil em associação às transformações socioeconômicas ocorridas nas regiões sul e sudeste na segunda metade do século passado, especialmente no Paraná, onde estava situada a sua sede. O trabalho salienta ainda o processo de evolução da empresa associado à comunicação publicitária eficaz, veiculada em meios de comunicação tradicionais como o jornal e nos que surgiam e/ou se consolidavam, como o rádio, mídia exterior e, mais tarde, a televisão. No início década de 30 do século passado, a pequena empresa fundada em Curitiba por Hermes Macedo e seu irmão Astrogildo utilizava anúncios de jornal para comprar automóveis e caminhões usados. Os veículos adquiridos eram então desmontados e suas peças eram revendidas em um mercado que tinha dificuldades em importar itens de reposição para uma frota crescente. A empresa não trabalhava somente com o  que comumente se denominava "Ferro velho", uma vez que as peças vendidas na loja passavam por uma triagem que garantia a qualidade dos componentes usados e também porque parte das peças oferecidas eram novas, trazidas dos Estados Unidos por meio de importação direta dos proprietários, em mais uma inovação às práticas comerciais vigentes à época no Paraná.

2. A consolidação

Em 1936, o empreendimento inicial já estava consolidado e o seu sucesso propiciou a abertura de uma segunda loja em ponto central de Curitiba, localizado estrategicamente nos arredores da Prefeitura Municipal (praça Generoso Marques), em área onde transitavam os bondes das principais linhas e também outras conduções que transportavam habitantes vindos da periferia da cidade. Nesse momento, a expansão das atividades leva a empresa a diversificar a oferta de produtos e serviços, incluindo - além das peças para caminhões e automóveis, a venda e reparo de pneus, comercialização de bicicletas alemãs e francesas, artigos domésticos e consertos de aparelhos eletrodomésticos que começavam a chegar ao país.
Em 1942, Hermes Macedo abre uma filial na cidade de Ponta Grossa e, em 1944, premido pelo crescimento das atividades em Curitiba, que parecia não sofrer as os reflexos econômicos advindos da guerra travada na Europa, adquire um imóvel espaçoso também localizado no centro da cidade (Rua Barão do Rio Branco), antes ocupado em parte pelas Indústrias Reunidas Matarazzo, onde instala a matriz do futuro grupo de lojas e inicia a comercialização de artigos variados, como louças, liquidificadores, rádios, radiolas e máquinas de lavar roupa e de costura. É possível afirmar que muitos curitibanos e ponta-grossenses somente tomam conhecimento real da existência desses artigos, muitos antes somente vistos em filmes norte-americanos, nas instalações das Lojas Hermes Macedo. A primeira loja (estabelecida na Rua João Negrão) concentrará as atividades relacionadas com a atividade inicial de comércio de peças, acessórios e serviços para automóveis e caminhões.
Em 1946, o departamento de propaganda e promoções das lojas Hermes Macedo em uma "House" com o nome Mercúrio. Nas próximas décadas a Mercúrio controlará uma das maiores verbas publicitárias do mercado, que responderá pelo faturamento principal de alguns meios de comunicação paranaenses.
Mais para o final de década de 40, seguindo a evolução econômica acelerada que ocorria no norte do estado, provocada como já foi dito antes pela produção cafeeira, Hermes Macedo instalará duas lojas nas novas cidades que surgem, Londrina e Maringá.

3. A expansão

No início da década de 50, Hermes Macedo já possui cinco lojas, duas em Curitiba, uma em Ponta Grossa, uma em Maringá e outra em Londrina e resolve expandir seus negócios para os outros estados do Sul. Em 1952, inaugura a sua primeira loja em Santa Catarina (Blumenau) e, em 1957, instala outra em Porto Alegre, cidade onde havia iniciado suas atividades de comerciário. 
Ainda que a expansão realizada nos primeiros 20 anos da empresa denotava o arrojo bem-sucedido de Hermes Macedo, faltava enfrentar um desafio maior em se estabelecer também em São Paulo, que então já possuía um mercado varejista bastante desenvolvido e respondia por 60% da arrecadação total do país. 
E, no mesmo ano de 1957, Hermes Macedo inaugura sua primeira loja em área central da cidade de São Paulo (Avenida São João), um espaçoso prédio com dez andares e instalações projetadas para enfrentar a concorrência das lojas de varejo mais tradicionais, como a Mappin e Sears. É nesse momento que a empresa foca definitivamente a sua ação principal no varejo de eletrodomésticos, mobiliário e brinquedos. Assim mesmo, a atividade original, ligada a revenda de peças e acessórios para veículos e prestação de serviços, não é abandonada e nos anos seguintes são ampliados e criados centros automotivos HM, identificados na comunicação publicitária pelo slogan que aparece no título deste artigo (Pneu carecou HM trocou).


4. Algumas Imagens:


Clichê de inserção de Midia impressa de propaganda HM:
Adesivo
Cartão HM
F-01 - Barão (Curitiba)
F-31 União da Vitória
Tablóide da Isnard, outro empreendimento em São Paulo pertencente ao Grupo HM
F-31 Passeio Ciclístico HM
Logomarca
Logomarca Auto Center
Nota Fiscal Manual na época
5 - Garcez, A loja Classe A do Grupo

Logomarca Shopping Garcez
Construído pelo engenheiro João Moreira Garcez, o Edifício Garcez foi o primeiro arranha-céu de Curitiba, com oito andares sobre o térreo, gigantesco para o ano de 1929. Seu estaqueamento foi feito com troncos de madeira e óleo cru. Em estilo art-déco, tem frisos, balaústres e grades paranistas. O local já abrigou repartições públicas, associações, escolas e a entrada do Cine Palácio. 

A construção de 9 andares, mais um subsolo e um terraço foi restaurada em 1985, pelo Grupo Hermes Macedo que em 1988 inaugurou a Loja Garcez a maior loja do sul do Brasil e a segunda do País, só perdendo para o Mappin de São Paulo, cada andar tinha um departamento, no terraço um Café nos moldes de Paris, todos os andares eram servidos com escadas rolantes, elevadores modernos e no anel central do empreendimento havia dois elevadores panorâmicos, de onde se tinha uma visão ampla de todos os andares da loja. Após a falência do Grupo HM, a loja passou a se chamar Shopping Garcez. 

Esta loja foi configurada para ser a segunda rede do grupo Hermes Macedo, direcionada ao público A e B como era uma tendência da época. Esta loja era a menina dos olhos de Hermes Macedo. Esse trabalho de recuperação chegou a ganhar um prêmio nos Estados Unidos em 89, e em 2003 o prédio foi adquirido pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), hoje pertencente ao grupo educacional UNINTER.


Vista do Edificio Moreira Garcez onde abrigou o empreendimento HM

Nenhum comentário:

Postar um comentário