
Você está apenas fazendo seu trabalho como  designer e você tem exercido muito tempo e esforço para um projeto apenas para  descobrir que seu cliente não poderia pagá-lo em tempo, ou pior, não pagaria  nada a você. É realmente uma coisa ruim quando isso acontece para você  considerar o tempo perdido como dinheiro. Isto significa que você apenas perdeu  seu tempo trabalhando em algo que você não seria pago. Quando casos como este  chegar, você tem que saber o que fazer. Abaixo estão algumas dicas que poderão  ajudá-lo a lidar com os clientes não pagantes:
1. Permanecer  profissionais.

Em tudo que você faz, você deve sempre ter em  mente que você precisa ser um profissional. Mesmo se o seu cliente lhe deve  alguma coisa, vc ainda não tem o direito de gritar com o cliente e o chamar de  caloteiro, e nem tem o direito de o desrespeita-lo. Não, você não faz isso. Você  deve lidar com as coisas de uma maneira profissional. Não estar postando sobre o  seu escrúpulo a respeito de um cliente em sites de redes sociais, porque outros  clientes vão vê-lo e irão se manter bem longe de de trabalhar com você. Crie  medidas para não tomar o calote, antes de todo trabalho. continue lendo.
2. Evite ser tão gentil

Alguns designers são tão gentis e pode ser  facilmente levado pelo cliente. Talvez isso é bom em primeiro lugar. Você pode  considerar certas razões para, ser gentil (na verdade depende da sua paciência),  mas se eles sabem sobre a sua situação, parece que eles não têm qualquer  intenção de lhe pagar então isso é uma história diferente. Informe o seu cliente  que você está fazendo uma trabalho e que deve ser profissional o suficiente para  lidar com assuntos de dinheiro porque você tem feito sua parte. Não é justo que  depois de todos os seus esforços, você seja deixado na mão.
3. Seu contrato de acordo.

Se você tivesse um contrato com o cliente, onde  as condições de pagamento foram declarados e a quantidade de dinheiro que ele  lhe deve é indicado, você pode enviar uma cópia do mesmo seu cliente. Lembrá-los  sobre as coisas que você pos no acordo. Incluir uma carta ou talvez uma nota que  você está re-enviá-lo no caso de eles não foram capazes de recebê-lo na primeira  vez que a enviou. Se você ainda não recebeu um cheque ou uma chamada do cliente  vc tem um contrato na mão e pode aciona-lo uma vez que vc deve fazer o cliente  assinar e deixar um sinal antes de qualquer trabalho.  Se ele não pagar, Desta  vez, após o longo tempo de paciência, você pode dar o próximo passo.
4. Escrever uma carta para o Gerente de  Negócios.

Na maioria das vezes, não é gerente de negócios  da empresa que lida com você. Seria alguém do departamento criativo ou uma  secretária. Você pode escrever uma carta para o gerente de negócios sobre isso  para que ele vai estar ciente sobre isso. Ele poderia fazer algo para ajudá-lo  com isso. Fornecer-lhe todas as informações que ele precisa sobre o trabalho,  porque muito provavelmente, ele não está totalmente consciente de toda a  transação. Anexar o contrato e outros detalhes que você acha que será  necessário. Diga ao gerente de negócios que está a escrever-lhe porque a empresa  pode ter esquecido o assunto e você está apenas lembrá-los disso. O gerente de  negócios vai fazer alguma coisa sobre isso. Claro, ele não quer que sua empresa  tenha uma má reputação só por causa de uma fatura de um um designer.
5. Chamar o cliente.

Se você ainda não recebeu qualquer resposta  quando você escreveu uma carta, tente ligar o seu cliente. Faça as suas chamadas  no horário de expediente para ter certeza eles estão lá para falar com você.  Além disso, verifique a sua voz clara e firme de que o assunto é sério. Você  pode chamar o gerente de negócios e começar por perguntar-lhes se eles receberam  sua carta. Se ele irá dizer-lhe que ele não fez, tente enviar outra cópia do  mesmo. Se ele diz que eles vão estar enviando o cheque ou o dinheiro já, então  diga que você é grato. Se ele lhe diz que eles não irão pagar, em seguida, ouvir  as razões e em seguida, tomar outra ação.
6. Notificar o cliente sobre algumas  ações.

Desde que você tenha dado o seu cliente de tempo  suficiente para pagar e você já tomou algumas medidas para pedir o seu pagamento  e ainda eles não fazem nada sobre isso, então é hora que você enviar-lhes uma  carta registrada. Uma carta registrada será informar seu cliente que está a  tomar o assunto a tribunal usando o contrato . Você tem que dizer que, se você  não receber qualquer pagamento em uma data especial, terá de avançar em uma ação  judicial. Mas certifique-se de ter-lhes dado tempo suficiente para pagá-lo. Você  também pode informar o cliente que você está relatando isso para as autoridades,  mas não importune o cliente. Você ainda precisa ser atencioso.
7. Cobrar honorários atrasados.

Deixar isso claro em seu contrato. Ou você pode  informar seu cliente que o seu pagamento em atraso está sendo acusado de uma  penalidade, como 1-2%. Não há problema em fazer isso porque você concordou com  as condições de pagamento já no contrato. Isto poderia incentivar seu cliente a  pagar porque a sua conta será aumentando a cada mês, e seu pagamento ainda não  foi feito.
8. Gravar tudo.

Além de ter um arquivo completo da transação  comercial, como prestação de contas, cartas e outros, certifique-se de ter um  registro de tudo. Tome nota das respostas do cliente e mantnha o controle de  tudo o que está acontecendo. Isso vai fazer você parecer mais realista. Quando  chega a hora que essas provas são necessárias, você já tem elas intacta.
9. Notificar o site freelance e outros sites.

Se você estiver trabalhando para um site de  freelance, informá-los sobre o seu cliente que não lhe paga. Eles poderiam  ajudar a resolver o problema. Mas se apesar de todas as medidas que tomou, o seu  cliente continua cego e surdo sobre isso, então você pode informar outros  freelancers e outros sites sobre o cliente de modo que não será uma vítima. Você  também pode notificar outros sites como sites de reclamações e forums sobre o  cliente, para que outros não caiam no golpe.
10. Quando nada disso  funciona.

Você tem dado a eles tempo suficiente para  pagá-lo, você escreveu cartas, chamou-os e você foi o tempo todo educado e  atencioso. Na maioria das vezes, as questões de pagamento são resolvidos quando  vc escreve o gerente de negócios e não precisa realmente de chegar ao tribunal.  Mas quando você tem feito tudo, você é deixado com três opções, processá-los,  escrever sobre o assunto on-line para que os outros estarão cientes ou  simplesmente soltá-lo e seguir em frente sem fazer nada.
Ninguém gostaria de ser enganado. É claro, você  está fazendo o seu trabalho para ganhar e é de fato injusto ser tratado desta  forma por alguns clientes não profissionais. Mas, você não vai querer  desperdiçar o seu tempo também por passar um par de dias a tratar do assunto. É  por isso que alguns designers simplesmente optam por soltá-lo e soltam na na web  o assunto sobre o caso, do que para perseguir uma ação judicial. Em vez de focar  em um cliente que não está pagando, alguns apenas escolhem em olhar para os  clientes mais novos que poderia ser uma certa maneira te devolver o que você  perdeu de um cliente.  O caminho mais seguro para evitar ser enganado é sempre  ter um bom contrato e nunca dar o resultado final, antes do ultimo pagamento,  trabalhe sempre com um adiantamento,   Aprenda a se proteger.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário