sábado, 11 de janeiro de 2014

Por que a empresa se chama...?

Significados por trás dos nomes de marcas famosas, seja no Brasil ou lá fora, as empresas adoram usar siglas na hora de escolher a marca. 

Veja a explicação por trás dos nomes de 15 companhias famosas.

  • O nome da marca tenta comprimir o som da palavra action, ou ação, em inglês. O problema é que quase todo mundo prefere soletrar mesmo. A intenção era comprimir o som de action ("ação" em inglês), "équichon". Ficou na intenção, pois todos soletram, "êi-éx-ên".
                         
  • Em 1841, os irmãos Clemens e August Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos, na Holanda. A escolha da marca foi simples: as letras iniciais dos primeiros nomes de cada um deles.
                   
  • Tem a mesma lógica da C&A, com uma diferença: o fundador é um só, Carlos Vicente Cerchiari, que usou suas iniciais na marca. Em 1976 ele deixou a agência de viagens, mas sua sigla ficou. 
  • As iniciais do nome de alguém? Não. HBO é a abreviação de Home Box Office. A expressão Box Office significa bilheteria. Ou seja, sucessos de cinema, só que em casa. Como box office é "bilheteria", a Home Box Office seria uma "bilheteria caseira", referência às origens do canal, célebre por passar sucessos do cinema antes dos outros. 
  • Clientes mais atentos já notaram que se trata de um banco de origem asiática. A marca significa Hong Kong and Shanghai Banking Corporation. Note que na publicidade deles sempre há orientais. Pois o banco surgiu na Ásia, em 1865, como Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited - só o "L" não vingou. 
  • IBM é a abreviação de International Business Machines, ou, "[companhia] internacional de máquinas de negócios". É de 1924, quando computador não era pessoal, mas financeiro.
  • O nome é junção de duas marcas de eletrônicos da Coreia do Sul - Lucky e GoldStar. Mas a marca também é associada com a frase "Life's Good" - "a vida é boa".
  • Sensação entre soldados na 2ª Guerra com o slogan "derrete na sua boca, não na sua mão", surgiu da parceria de dois Ms: Forest Mars e Bruce Murrie.
  • As duas primeiras letras são fáceis de deduzir: Táxi Aéreo. Mas é o M? É Marília, a cidade natal dos fundadores da empresa, no interior paulista. Hoje a TAM delega os voos para Marília a outras companhias. 
  • Explosivo? Também. E uma brincadeira com o nome do fundador, o magnata Ted Turner. Então TNT significa Turner Network Television. Mistura de explosivo com nome do fundador, a Turner Network Television surgiu transmitindo esportes, virou canal de filmes clássicos e hoje passa de um tudo.
  • Famosa no Brasil pelas fitas cassete, a Badische Anilin und Soda-Fabrik ("fábrica de anilina e soda da região de Baden") lucra principalmente com produtos químicos. 
  • Observe o zíper mais próximo: é provável que nele esteja a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha (algo como "Corporação Manufatureira Yoshida"), a nº1 dos zíperes. 
  • Abreviação do latim alma sana in corpore sano, "alma sã em corpo são" - a gigante esportiva japonesa trocou mens por alma. É, MSICS não iria pegar.
  • Trata-se de uma compressão de teenager, "adolescente" em inglês. Não que a marca algum dia tenha sido teen, mas o objetivo era deixar o guarda-roupa adulto menos sisudo. 
  • Surgiu em 1902 como Minnesota Mining and Manufacturing ("Minnesota Mineração e Manufatura"), e economizou 29 caracteres ao encurtar para 3M.
* Fonte Revista Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário